Alteração traz segurança e faz parte da política interna de segurança de dados da Seplad e Sefaz
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Após 90 dias da primeira atualização, chegou a hora de mudar novamente a senha de acesso aos computadores da Secretaria de Planejamento, Orçamento e Administração (Seplad) e da Secretaria de Fazenda (Sefaz). A mudança visa garantir a segurança da rede das duas pastas, bem como fortalecer as boas práticas da gestão de identidade e controle de acesso aos computadores.
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As operações para atualização vêm sendo realizadas pela Secretaria Executiva de Contratos e Tecnologia da Informação (Sutic), em conformidade com os princípios e diretrizes da Política de Segurança da Informação e Comunicação do Governo do Distrito Federal (PoSIC) e foram instituídas pela Norma de Segurança da Informação e Comunicação (NoSIC) de acordo com a Portaria nº 230, de 12 de julho de 2022 (link DODF).
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Conforme os normativos vigentes, a política de senha dos usuários foi atualizada e se tornou mais rígida. Agora, as senhas têm a validade de 90 dias e, ao atingir esse prazo, devem ser recriadas. Outro detalhe é que, no momento do acesso, o usuário terá até cinco tentativas para realizar o login. Caso contrário, uma nova falha ocasionará o bloqueio da conta e será necessário, entrar em contato com a Central de Atendimento por meio do número 3342-1740 (Suporte Informática).
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Confira, abaixo, os critérios básicos para criar uma senha mais segura, conforme as novas regras:
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– Comprimento de oito caracteres;
– Letras maiúsculas (A a Z);- Letras minúsculas (a a z);
– Dígitos numéricos decimais (0 a 9);
– Caracteres especiais (não alfanuméricos): (~!@#$%^&*_-+=’|(){}[]:;’ <>,.? /).
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A não alteração da senha ocasionará no bloqueio da conta. Contamos com a colaboração de todos os servidores visando a melhoria na segurança da rede.