Governo do Distrito Federal
Maria da Penha ONLINE Governo do Distrito Federal
28/04/22 às 17h54 - Atualizado em 5/09/22 às 16h35

Audiência Pública recebe sugestões para a LDO 2023

A Secretaria de Economia (Seec) promoveu, nesta quarta-feira (28), audiência pública para explicar a elaboração da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO 2023) e receber sugestões da população. O evento foi realizado de forma on-line pelo canal da secretaria no Youtube e ficará disponível para consulta da população.

 

Mais de cem pessoas acompanharam ao vivo a transmissão e puderam esclarecer dúvidas sobre o projeto de lei. Os técnicos da Secretaria de Economia apresentaram como a LDO é elaborada, quais são seus anexos e as funções mais importantes.

 

Os servidores da Secretaria de Economia mostraram principais aspectos constantes da proposta inicial, que já está disponível no site da pasta.

 

“As manifestações da LDO são muito importantes para captarmos o sentimento da população e tentarmos trazer respostas às demandas da sociedade”, destacou o secretário Executivo de Orçamento, Thiago Conde.

 

Ele explicou também que a possibilidade de conhecimento da proposta não se encerra na audiência pública. Ainda é possível enviar sugestões pela Ouvidoria do GDF. “Não se encerra aqui a possibilidade de vocês se manifestarem. Estamos recebendo as demandas pela Ouvidoria até o dia 3 de maio e todas elas receberão o devido encaminhamento”, afirmou Conde.

 

A LDO é a norma que dirige e orienta o Orçamento do governo para o próximo ano. Ela define quais serão as prioridades das políticas públicas governamentais. A peça orçamentária traz uma série de regras para elaborar, organizar e executar o orçamento. A lei faz a ligação entre os programas e estratégias do Plano Plurianual (PPA) e a Lei Orçamentária Anual (LOA).

 

No Distrito Federal, a proposta recebe sugestões da população e, depois disso, é consolidada pela área técnica e encaminhada para a Câmara Legislativa até o dia 15 de maio.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação da Secretaria de Economia do DF

Governo do Distrito Federal