Denúncias, por sua vez, caíram em relação ao mesmo período do ano passado
No primeiro semestre de 2020, a Ouvidoria da Secretaria de Economia do Distrito Federal registrou mais elogios do que denúncias. Na comparação com o mesmo período do ano passado, as manifestações positivas cresceram 87% e as denúncias caíram 90%.
Foram 101 elogios e 18 de denúncias na primeira metade de 2020. O pico de manifestações foi no começo do ano. O ouvidor do órgão, Marco Antonio Feitosa, acredita que esse movimento obedeça à sazonalidade dos tributos. A maior parte das manifestações recebidas pela Ouvidoria da Economia — 80% — diz respeito a assuntos da Fazenda.
“Em janeiro, os cidadãos e contribuintes acessam o serviço do Nota Legal de forma exponencial, com intuito de indicar créditos para o IPTU e para o IPVA. Posteriormente, buscam solucionar as questões inerentes a outros impostos”, diz o ouvidor.
O balanço positivo, na avaliação de Feitosa, é resultado de uma administração pública focada no cidadão. A Ouvidoria da Secretaria de Economia vem se aperfeiçoando para atuar de maneira cada vez mais técnica e humanizada, com um tratamento gentil e compreensivo. São 14 servidores, responsáveis por cuidar diretamente e indiretamente das manifestações.
Feitosa destaca a criação do serviço de Ouvidoria Itinerante, em agosto passado, mas suspenso desde o início das medidas restritivas da pandemia de covid-19. Uma vez por semana, uma dupla de servidores da Ouvidoria ia a uma das agências da Receita do DF para oferecer atendimento ao cidadão e apresentar os serviços. “Pretendemos retornar com essa extensão da Ouvidoria tão logo as atividades de atendimento ao público de forma presencial sejam retomadas”, afirma o ouvidor.
O que é a Ouvidoria?
É um espaço de diálogo entre cidadão e governo pelo qual é possível registrar elogio, sugestão, solicitação, informação, reclamação ou denúncia. Você pode acessar ouv.df.gov.br ou ligar para o número 162, das 7h às 21h, de segunda a sexta-feira, e das 8h às 18h nos fins de semana e feriados.
Em função das medidas de combate à propagação do novo coronavírus, a opção de registro presencial está suspensa. A Ouvidoria da Economia fica no Setor de Autarquias Sul (Quadra 2, Lote 1/A, 1° subsolo). Em períodos normais, o atendimento é das 9h às 17h, de segunda a sexta-feira.
Da Assessoria de Comunicação da Secretaria de Economia