Governo do Distrito Federal
Maria da Penha ONLINE Governo do Distrito Federal
6/12/20 às 18h20 - Atualizado em 6/12/20 às 18h34

Professor da Academia Buriti é campeão no Abu Dhabi Grand Slam Jiu-Jitsu World Tour 2020-2021 – etapa Rio de Janeiro

Kiko Santoro venceu seis lutas em 2 dias, garantindo o título da categoria mais difícil e cobiçada

 

Kiko Santoro, professor de jiu-jitsu da Academia Buriti, conquistou mais um título neste fim de semana. A vitória veio na categoria Master 1 dos super heavyweight (de 94 até 120 quilos), no campeonato Abu Dhabi Grand Slam Jiu-Jitsu World Tour 2020-2021 – etapa Rio De Janeiro. Ou seja, a disputa na categoria mais cobiçada dentro de um dos mais importantes campeonatos desta arte marcial. O evento aconteceu nos dias 5 e 6 de dezembro.

 

 

O lutador venceu duas lutas no sábado de eliminatórias e no dia seguinte já começou nas oitavas de final. Foi um domingo de quatro grandes lutas e vitórias para Kiko. Primeiro, ele derrotou Welington Lemes, Pedro Santos e Raphael Quintanilha. Na final, Kiko subiu no tatame de quimono azul e faixa preta na cintura para enfrentar Gabriel Silva, que estava de preto e faixa vermelha – uma luta de gigantes. Terminado o tempo regulamentar, ainda precisaram lidar com a emoção de um Golden Score (um minuto de tempo extra, em que qualquer pontuação valeria o título). E a decisão ainda ficou nas mãos dos 3 árbitros que determinaram por unanimidade a vitória de Kiko.

 

Logo após a luta, ele deu o seguinte depoimento: “O aprendizado que fica e que vou passar para meus alunos é nunca desistir. A gente sempre tem que se superar. O atleta de alto rendimento tem que se superar todos os dias e cada vez mais para poder chegar no ápice. A gente treina o ano inteiro para ter essa chance de ganhar num campeonato de altíssimo nível como esse. Tem gente que treina uma vida e não consegue”.

 

Kiko coleciona outros títulos. Ele é o Faixa Preta de Jiu-Jitsu que mais conquistou títulos absolutos de Brasília. Com posições de destaque tanto no ranking nacional, quanto no internacional, é campeão brasileiro, sul-americano e mundial na modalidade. Também já tinha o título de Grand Slam Abu Dhabi em 2018 e uma prata no mesmo campeonato em 2019. Anote aí também um Asian Super Cup. Kiko ainda é presidente da Federação Brasiliense de Jiu-Jitsu desportivo FBJJD.

 

As aulas do professor Kiko Santoro são transmitidas pela Academia Buriti, em formato de lives, todas as terças e quintas-feiras no YouTube, sempre às 19h, e podem ser acompanhadas virtualmente no canal da Secretaria de Economia.

Governo do Distrito Federal