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28/01/21 às 18h13 - Atualizado em 28/01/21 às 18h13

Quando é hora de pedir ajuda?

Servidores do GDF contam com programas de acolhimento psicológico que ajudam a entender sentimentos e orientam na busca de tratamento, quando necessário

 

 

Tristeza, angústia, ansiedade, insegurança e medo são sentimentos que podem surgir a qualquer momento, especialmente em uma época de isolamento social imposto pela pandemia. Apesar de eles nem sempre sintomas de um distúrbio, é preciso ter um olhar atento a esses sinais e buscar ajuda profissional quando for necessário.

 

Os servidores efetivos do Governo do Distrito Federal (GDF) contam com ações de escuta qualificada, acolhimento e aconselhamento psicológico que auxiliam justamente nesse entendimento. O servidor só precisa dar o primeiro passo: enviar um e-mail. A partir daí, uma equipe de profissionais o acolhe, escuta, informa e orienta.

 

No momento, o GDF oferta três ações com este propósito: o plantão de acolhimento psicológico on-line; o aconselhamento psicológico presencial; e o grupo de acolhimento psicológico presencial. O objetivo é atender a todos os servidores do GDF.

 

Todas fazem parte do Programa de Suporte Psicológico, da Gerência de Saúde Mental (GESM), que faz parte da Subsecretaria de Saúde no Trabalho. A estrutura integra a Secretaria Executiva de Valorização e Qualidade de Vida (Sequali) da Secretaria de Economia.

 

“Nosso propósito é que, cada vez mais, as pessoas se conscientizem sobre a importância da saúde mental”, resume a secretária executiva da Sequali, Adriana Faria. “Valorizar a qualidade de vida da equipe é positivo para todos, pois melhora a eficiência e previne a maior parte dos transtornos mentais, que afetam tantas pessoas hoje em dia. Por isso os ambientes e mecanismos de acolhimento são tão importantes”, destaca.

 

O acolhimento é um processo terapêutico que colabora para a elaboração e ressignificação das emoções, etapa importante na compreensão do que está acontecendo internamente com a pessoa. A partir desta avaliação, o psicólogo vai informar e orientar sobre os próximos passos possíveis.

 

“A psicoterapia é um recurso facilitador indispensável para o nosso processo de autoconhecimento”, explica a psicóloga Jacqueline Ferraz, responsável pela Gerência de Saúde Mental. “Este processo exige bastante responsabilidade, conhecimento técnico, ético e científico. Devemos procurar um psicólogo não apenas quando estivermos com um transtorno mental, mas para prevenir o próprio processo de adoecimento”, acrescenta a psicóloga.

 

A psicoterapia tem três eixos fundamentais: a prevenção do adoecimento psíquico; a promoção efetiva da saúde mental; e a recuperação de casos de adoecimentos mentais instalados. “Na organização do trabalho, é indispensável que tenhamos serviços específicos de saúde mental. Todos só têm a ganhar: a pessoa, o servidor, a instituição e a sociedade”, afirma Jacqueline.

 

Após o acolhimento, alguns servidores podem ser encaminhados internamente para outros programas e tratamentos da própria Gerência de Saúde Mental. Podem também ser orientados a procurar atendimento no Sistema de Único de Saúde ou em um Centro de Atenção Psicossocial (Caps) da Secretaria de Saúde. Outros precisam de um apoio inicial para procurarem o atendimento necessário, como o de um psicólogo ou psiquiatra.

 

Além de passar pelo processo terapêutico, o servidor recebe informações corretas sobre sua saúde mental e assim pode tomar decisões melhores ou buscar atendimento mais especializado, quando for o caso, seja na própria GESM ou não.

 

Durante o atendimento, o servidor pode falar sobre qualquer assunto. A origem do problema ou a razão pela busca de ajuda não precisa estar relacionada ao trabalho.

 

Plantão de acolhimento psicológico on-line

O servidor envia um e-mail para plantao.saudemental@economia.df.gov.br solicitando agendamento. Um psicólogo fará o contato para marcar a primeira sessão – que poderá ser por ligação telefônica ou chamada de vídeo, como o servidor se sentir melhor. A cada pedido, podem ser feitas até três sessões. O servidor pode, a qualquer momento, fazer um novo pedido.

 

Aconselhamento psicológico presencial

O servidor manda um e-mail para aconselhamentopsi@economia.df.gov.br solicitando agendamento. O encontro do servidor com o psicólogo acontece na Sala de Acolhimento, localizada no 16º andar do Anexo do Palácio do Buriti. A cada pedido, podem ser feitas até três sessões. O servidor pode, a qualquer momento, fazer um novo pedido.

 

Grupo de acolhimento psicológico presencial

A atividade é conduzida por psicólogos. Os encontros acontecem uma vez ao mês, sempre orientados por temas específicos, como impactos da pandemia na saúde mental, luto, depressão e ansiedade. Os encontros do grupo acontecem na Sala de Acolhimento, localizada no 16º andar do Anexo do Palácio do Buriti. Cada sessão tem duração de três horas. O servidor interessado deve mandar um e-mail para aconselhamentopsi@economia.df.gov.br. O agendamento é feito pela Sequali.

 

O próximo encontro será dia 9 de fevereiro, das 9h às 12h, com o tema “Impactos da pandemia”. O objetivo principal é propiciar um espaço para que os servidores possam expressar suas vivências em relação à pandemia e trocar experiências. As inscrições estão abertas e as vagas são limitadas.

 

Além desses, a Gerência de Saúde Mental oferece ainda tratamentos psicológico e psiquiátrico, que também são extrema importância para a saúde e a qualidade de vida dos servidores.

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