30/05/20 às 11h00 - Atualizado em 1/06/20 às 15h21
Realizações de TIC
AÇÕES REALIZADAS EM 2019
- Lançamento do aplicativo e-GDF para as plataformas IOS e Android, aplicativo oficial do GDF para disponibilização e um único local dos serviços públicos aos cidadãos, tais como de Ouvidoria, Benefícios Sociais, Educação, solicitação de serviços de Zeladoria (podas, tapa buracos, extrato de bilhete único, coleta de entulho, etc.) e acompanhamento de boletins escolares da SEE.
- Lançamento do aplicativo Economia DF nas plataformas IOS e Android, para serviços fazendários diversos: IPTU, IPVA, consulta a débitos de empresas e nota legal.
- Lançamento do Sistema de Elaboração e Monitoramento do Plano Plurianual do Distrito Federal – PPAWEB, plataforma web para automatização de processos relacionados ao PPA.
- Lançamento do Sistema de Recadastramento, Complementação e Atualização de Dados – RECAD, plataforma web para recadastramento dos servidores ativos do complexo administrativo do Distrito Federal.
- Lançamento do Sistema Único de Agendamento do Governo – AGENDA, plataforma web de agendamento geral de serviços públicos implantado na SUBSAÚDE, Junta Comercial e Industrial do DF – Jucis/DF e postospor SMS de atendimento do Na-Hora/DF.
- Reestruturação e unificação dos sistemas de Nota Fiscal Eletrônica (NFe, CTe, NFCe e MDFe), resultando na melhoria da performance das consultas pelos usuários internos e externos (Contabilista e consumidores do Programa Nota Legal).
- Implantação da nuvem corporativa do DF, ambiente de alta tecnologia que provê os serviços de armazenamento de dados, hospedagem de aplicações e sistemas do GDF, com alta disponibilidade e segurança, sem custo adicional para os órgãos que utilizarem esse serviço. Em 2019, inúmeros órgãos migraram para a nuvem corporativa do DF, tais como: PMDF, TCDF, PGDF, Defensoria Pública, IBRAM, IPREV, Emater, Hemocentro, SLU, Setrab, Semob, Sejus, Secom, Sema, Seduh, Casa Civil do DF, Novacap, Terracap, CGDF e Secretaria de Saúde.
- Contratação de empresa especializada para implantação da nova rede de Wi-Fi da SEEC, incluindo a aquisição de novos equipamentos para o Palácio do Buriti, ROAC e ROLS.
- Elaboração do Projeto de Expansão da GDFNet para conectar mais de 1200 localidades, contemplando a aquisição e instalação de fibras óticas, terceirização e manutenção de links e celebração de acordos de cooperação técnica.
- Ampliação da velocidade da internet corporativa de 3,9 para 12 Gbits/s e ampliação da velocidade de 12 circuitos MPLS, com significativa redução de despesas.
- Instalação e ativação de fibra ótica em 86 (oitenta e seis) escolas públicas da Ceilândia, conectando-as à GDFNet e possibilitando a utilização de soluções e serviços de TIC de alta velocidade, além de prover novos recursos tecnológicos para aplicação na melhoria do ensino.
- Instalação de circuitos de dados para melhorar 19 (dezenove) postos de segurança da SSP/DF à GDFNet, para instalação de câmeras de vídeo-monitoramento.
- Desenvolvimento e implantação de 2 (dois) serviços para emissão e consultas de pagamentos de Documentos de Arrecadação – DAR pela Junta Comercial e Industrial do DF – Jucis/DF.
- Início do processo de elaboração do Plano Diretor de Tecnologia de Informação e Comunicação da SEEC para as ações de 2020 e 2021, com o levantamento de necessidades de TIC junto às unidades internas da secretaria.
- Capacitação de mais de 75 servidores em fundamentos de Governança de TIC, sendo 3 (três) turmas do módulo de Elaboração de Plano Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação – PDTIC.
- Otimização da utilização dos recursos financeiros por meio da adequação de contratos advindos da SEF e SEPLAG, promovendo eventuais reajustes ou recisões de contratos.
- Elaboração de projetos para ampliação da capacidade de armazenamento e modernização da infraestrutura dos Datacenters do CEDTIC, incluindo aquisições de storage.
- Entregas dos módulos de gestão das Estruturas Administrativas e gestão da segurança do novo Sistema de Gestão de Pessoas do GDF – SIGEP.
- Implantação dos serviços de notificação eletrônica por SMS para informar ao cidadão sobre eventuais débitos e vencimentos de tributos.
- Instalação de circuitos de dados para conectar o DF-PREVICOM à GDFNet.
- Emissão de Certificados Digitais pela Secretaria de Economia, autoridade de registro ICP – Brasil do GDF.
- Elaboração de projeto para contratação de serviços especializados de manutenção e operação do CeTIC e da GDFNet, incluindo suporte técnico de 3° nível.
- Liberação de acessos à plataforma de streaming de vídeos YouTube para todos os usuários da GDFNet, permitindo a utilização de conteúdos educacionais nas escolas atendidas pela rede, além de conteúdos institucionais e profissionais aos servidores do DF.
- Implantação de Central de Serviços de TIC, com a centralização em um único ponto das requisições de serviços de TIC e integração das equipes de atendimento e suporte técnico de nível 1 e 2.
- Disponibilização de solução para declaração pela internet do ITCD.
- Implementação do serviço de emissão de parcelas do IPTU/TLP em parceria com o Banco do Brasil.
- Instalação de novos circuitos de dados com equipamentos de rádio adquiridos pela Emater.
- Instalação de novos circuitos de dados da unidade da SEEC no Setor Comercial Sul, para atender as unidades internas da SEEC e outros órgãos do GDF.
- Integração dos emails da SEPLAG e SEF com ampliação da caixa postal para 10 GB por usuário e padronização do sufixo @economia.df.gov.br.
- Elaboração de projetos para terceirização das atividades operacionais de suporte ao usuário de 1° e 2° nível, incluindo a implantação de Central de Serviços de TIC.
- Aquisição de 834 (oitocentos e trinta e quatro) microcomputadores novos para os usuários internos da Secretaria de Estado de Economia.